Ação de Prevenção das Hepatites Virais

28 / 7 / 23

No dia 28 de julho recebemos a equipe da Coordenação de Saúde de Serra Caiada, por meio da atenção da Prefeitura Municipal do município para realização de evento em alusão ao Julho Amarelo, que busca conscientizar a população em relação as hepatites virais. 

Estiveram presentes, além dos acolhidos do Desafio Jovem Ebenézer, CT Serra Caiada, moradores da comunidade e também representantes do Poder Público municipal. Entre eles o senhor Leonel Soares, Coordenador das Políticas de Saúde da Prefeitura de Serra Caiada, equipe de enfermagem e nossa equipe técnica. 

Durante a ação, foram realizadas palestras educativas, dinâmicas em grupo, e também testes rápidos para identificar alguns tipos de hepatites. Importante destacar que A campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

As hepatites virais podem ser transmitidas pelo contágio fecal-oral, especialmente em locais com condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos; pela relação sexual desprotegida; pelo contato com sangue contaminado, através do compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfuro-cortantes; da mãe para o filho durante a gravidez (transmissão vertical), e por meio de transfusão de sangue ou hemoderivados.

Posts
Relacionados

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário